Tribunal paquistanês confirma pena de morte por enforcamento de Asia Bibi

manifestacion-por-la-liberacion-de-asia-bibi

A pena de morte por enforcamento de Asia Bibi foi confirmada esta manhã, 16/10, pelo Tribunal de Apelação de Lahore, no Paquistão.

Asia, agricultora integrante da minoria cristã do país e mãe de cinco filhos, havia sido condenada em primeira instância por ter supostamente ofendido o profeta Maomé. Tal acusação, segundo a defesa, carece de provas confiáveis, tendo a sentença se embasado no depoimento de duas irmãs muçulmanas que agrediram Asia Bibi por ela ter tocado a água que lhes ofereceu, tornando o líquido impuro. Tal fato gerou a discussão que culminou na acusação de blasfêmia, em 2009.

A Câmara de Apelação, presidida pelo magistrado Anwar ul Haq, negou o Recurso de Apelação, interposto por um grupo de advogados paquistaneses que tem sofrido ameaças e perseguições constantes em represália por assumirem a defesa da ré. Autoridades e juízes que defenderam ou absolveram acusados de blasfêmia já foram assassinados por extremistas.

Várias organizações internacionais e a Rede Advogados Sem Fronteiras – ASF-Network – deram suporte a Asia e seus advogados.

Segundo Jean Carbonera, advogado e presidente da ASF-Brasil, que acompanha o caso pela ASF-Network em conjunto com os advogados locais, será interposto um último recurso à Suprema Corte do Paquistão, onde se espera que a influência política de outros países e organizações internacionais possa obter uma decisão favorável a Asia.

3 Respostas

  1. Ola.estou realizando um artigo sobre a orgamizaçao e gostaria de saber aonde encontro dados como ano de criaçao,membros, area de atividade etc.desde ja agradeço a oportunidade de entrar em contato com voces e se puder conseguir esses dados sera de suma importancia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: